A importância da Atitude da Gratidão – GRATITUDE – no seu cotidiano!

Aprenda a aplicar esse sentimento e tenha uma vida mais plena

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Gratidão. Uma pequena palavra, com um conceito extremamente significativo. Talvez por isso inúmeras pessoas hoje utilizam de forma muito intensa e verdadeira esse termo em seu cotidiano.

Elas conseguem viver com plenitude justamente porque sabem usar a palavra a cada passo que dão, seja no momento de felicidade ou mesmo frente aos obstáculos.

E sabe por quê? Porque elas exercem atitude da gratidão em suas vidas, todos os dias. Esse comportamento chama-se também de GRATITUDE. O ato de você ser grato por cada momento no qual você está passando.

Mas acontece que nem todo mundo tem essa percepção da importância da atitude da gratidão. E eu sei disso porque ao longo da minha experiência como coach eu percebi que muitas pessoas ainda estão focadas em ter e não em ser, principalmente em ser grato.

Elas passam a vida pedindo, com foco apenas em receber sempre, naquela necessidade incomum de ter tudo aquilo que julgue não possuir ainda.

Bem, o que eu posso dizer é que o resultado disso tudo não é nada positivo. De tanto direcionar a sua vida, o seu desejo para o “mais – cada vez mais”, essas pessoas se esquecem do que já conquistaram e o pior acontece:

  • A frustração
  • O desânimo
  • A total apatia em conviver com seus pares ou até mesmo consigo mesma.

Isto realmente é muito desolador!

E esta mesma situação pode estar acontecendo com você agora. Pare e pense: você realmente está aplicando a atitude da gratidão em sua vida? Você efetivamente entende o quão é importante a GRATITUDE?

Se sua resposta foi não…eu peço que continue comigo e saiba agora o que fazer para transformar a sua vida com a atitude da gratidão – a Gratitude, de tal forma que você consiga vivê-la plenamente.

Logo…

A primeira coisa que você precisa para viver na gratitude é conhecer os Atratores Emocionais Positivos (PEA) e Negativos (NEA). Mais especificamente você deve entender como estimular o PEA para assim ter uma vida mais embasada nos conceitos da gratidão.

Veja como tudo funciona…

Os Atratores Emocionais Positivos e Negativos foram criados pelo professor de Psicologia, comportamento organizacional e ciência cognitiva da Case Western Reserve University, Rychard Boyatizys.

Ele os denominou como NEA (Negative Emotional Attractor ou Atrator Emocional Negativo) e PEA (Positive Emotional Attractor ou (Atrator Emocional Positivo).

Eu vou explicar os dois conceitos agora. Veja!

Atrator Emocional Negativo (NEA) 

A estimulação deste atrator aciona o seu sistema nervoso simpático que, por sua vez, incita a algumas atitudes permitindo ao seu organismo responder a situações de perigo e de stress.

Por isso, quando você está em meio a cenários assim é comum aumentar seus batimentos cardíacos, a sua pressão arterial e também a sua adrenalina.

 E qual o resultado desse momento? Você fica nervoso, irritado, ansioso, preocupado e ainda com outras emoções tão negativas quanto essas.

Atrator Emocional Positivo (PEA)

 Antes de eu falar sobre o PEA, lembre-se: é nele que você deve direcionar suas energias para exercer plenamente a gratitude. Portanto, aumente a sua atenção ainda mais a partir de agora, ok?

Vamos lá!

 Ao estimular o PEA o seu Sistema Nervoso Parassimpático é acionado e consequentemente o seu organismo vai conseguir responder a situações com calma.

Isto ocorre quando seus batimentos cardíacos desaceleram e há diminuição da sua pressão arterial e ainda da sua adrenalina.
O resultado desse processo não poderia ser diferente: você começa a funcionar de modo otimizado, fortalecendo o seu sistema imunológico, criando novos tecidos neurais que permitem o aprendizado e, assim, atingindo melhor forma em termos cognitivos.

 Mas como estimular o PEA e o NEA?

Eu vou te explicar agora o que você deve fazer:

Para estimular o Atrator Emocional Positivo você necessariamente precisa manter o foco…

 – No EU ideal (isto é, onde você deseja chegar!)

– Na Motivação Intrínseca (não dependa dos outros para se automotivar)

– Nas Emoções Positivas (cuide dos seus pensamentos)

– Nos Estímulos ao Sistema Nervoso Parassimpático

 Já, quando você estimula o Atrator Emocional Negativo você acaba por colocar o foco…

– No EU real; (cuidado para não ficar apenas pensando que você ainda não está pronto (a)!)

– Na Motivação Extrínseca (pessoas que só se motivam se algo fora delas acontece)

– Nas Emoções Negativas (evite alimentar pensamentos negativos)

– Nos Estímulos ao Sistema Nervoso Simpático.

Agora que você descobriu como cultivar a Atitude da Gratidão na sua vida, que tal a partir de agora por em prática? Eu tenho certeza absoluta que uma grande transformação pessoal virá em seguida.

Inclusive se você quer saber mais sobre como melhorar sua performance, produzir mais e ser mais grato eu te convido para participar de um momento único.

Um Programa Intensivo que ocorre durante três dias, onde você vai aprender comigo ferramentas, técnicas, estratégias e métodos comprovados e validados por centenas de participantes.

É o Coaching Peak Performance®.

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Estou esperando por você!

Um grande abraço.

Robson Martins
Fundador do Instituto Robson Martins, Palestrante Internacional, Trainer, Master Coach

 

 

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